terça-feira, 3 de julho de 2007

o pião (continuação)

Depois de algum tempo sem postar, quis dar continuidade à ideia do nosso companheiro: o pião.
Este é o que me resta. Trata-se de um exemplar de 1976 (se não me engano); nota-se pela moda de pintar; a madeira já não era a de «antigamente», mas servia.

Acho que o comprei no Damião. Depois havia aquela gíria das «ganitas», das «pitorras» e «pitorrinhas», dos «esgravulhas», etc...
Era brincadeira para uma manhã ou tarde inteira - até nos esquecíamos do lanche.
Coisas engraçadas de putos.
LC

6 comentários:

Anónimo disse...

Pelo aspecto, e tendo em conta os meus conhecimentos na matéria, parece-me um "casquinha", pintado a marcadores..., no entanto, é de salientar as cores escolhidas. Sendo de "casquinha", é um pião pouco rodado, uma vez que não apresenta "ganitas" relevantes e mantem a cabeça intacta.
Pelo bico, curto, também não me parece ser um "esgravulha", no entanto, gostaria de ouvir a opinião do dono.
JM

Anónimo disse...

A mim parece-me que o zema tem razão quando diz que é de "casquinha" e que foi um pião pouco rodado, pelas mesmas razões. Pela a aparencia, noto que o dono não tinha muita pratica a lança-lo, porque onde se nota mais "nicado" é na "barriga"...Quere dizer que quando era lançado batia muitas vezes de "barriga", chamadas as "barrigadas", tinha a ver com a "estopa da guita", também gostava de ouvir a opinião do dono.

Anónimo disse...

Eu tenho reparado que o pessoal domina bem a linguagem e a técnica do pião; pensei que estivessem mais esquecidos; isto já dava para fazer um «mini-tratado» sobre a matéria.
Em relação ao material, é verdade que era de casquinha - os de azinho era mais caros.
Quanto à performance do jogador, não era bem dos melhores, mas safava-me. Penso que já comecei tarde. Além disso, o jogo era por épocas e a malta perdia o jeito. (ainda havemos de falar do Pisca e da Carriça, entre outros)
LC

Anónimo disse...

alguem tem fotos de um famoso bico de prego?'isso sim é um pião...........

AB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AB disse...

Eu tive um bico de prego num pião de azinho, não havia nicada que partisse aquilo e quando acertava era fatal, partia-os ao meio